.comment-link {margin-left:.6em;}

posts aleatórios sem tópicos específicos ou muita mirabolanticidade. papos sem fundo. bem-vindos! (comentem!)

sexta-feira, setembro 08, 2006

enrolar-te-ei com o que não é nosso

"12.03.2006
A síndrome do gênio

Como explicar o talento de uma criança que lia partituras aos 3 anos de idade? Por que o jeito estranho e genial de tocar música clássica? O que a ciência diz da habilidade de Cleonílson? No Rio Grande do Norte, ele é conhecido como "o homem-computador”. Como ele, um analfabeto, pode somar os dados e vencer uma máquina de calcular? E o que dizer da habilidade precoce detectada na escola?

Pessoas com habilidades que parecem sobre-humanas, como o pianista canadense Glenn Gould, morto da década de 80, podem ser vítimas da Síndrome de Asperger. Os sinais dessa síndrome aparecem nos primeiros anos de vida, mas muitos pais - e até médicos - tratam a criança como um pequeno gênio.
(...)
"Eles têm uma dificuldade de expressão, mas não necessariamente uma ausência de sentimento. A forma de expressar o afeto ou a forma de manipular e lidar esse mundo afetivo é um pouco diferente da nossa. E muitas vezes, é por isso até que eles entram em quadros depressivos.(...)”, declara o psiquiatra Marcos Mercadante.

A ciência ainda tenta entender outro sinal dessa síndrome: o olhar quase sempre perdido.
(...)
A síndrome é considerada uma forma leve de autismo, ainda sem cura. Mas os pacientes podem - e devem - aprender as regras de convívio."



Cura...
ontem assisti novamente ao dvd-documentário sobre o Glenn Gould e me lembrei da reportagem do Fantástico. Cura. Pro inferno com a cura. As pessoas dizem "seja original!", "n tennha medo de ser diferente" mas ninguém te aceita diferente. você tem que fingir que é diferente. pq se for de fato você é condenado, excluído, mal-visto. de quê querem curá-los? trazê-los pro "normal" pro convencional praquilo que todos podem entender? Glenn Gloud tocando piano tem um significado inalcançável, e pra ele tudo que há é a música. é incrível. ninguém entende, e se não admira, condena.
SÍNDROME. tem até nome de doença.
os quadros depressivos de crianças com essa síndrome provavelmente n vêm delas mesmas.. o meio é tudo de deprê que pode ter.
pessoas teoricamente sãs entram em depressão e se matam também.

começei a ler um livro agora "Nunca lhe prometi um jardim de rosas" da Hannah Green e trata de esquizofrenia, Debborah uma garota de 16 anos com a doença. E tem uma passagem, narrada pela psicanalista que vai cuidar dela no hospital psiquiátrico; enquanto lê a ficha descritiva da menina, lembra de uma paciente que já teve, na época da guerra e diz algo como... de um lado Tilde, a minha paciente doente. do outro lado, Hitler. quem era o são da história?

já conheci uma mulher que tinha esquizofrenia. na polônia diagnosticaram como tal. no brasil, diziam que era depressão, e trataram-na pra depressão. um dia, numa tentativa de suicídio que passava do número três, ela se jogou do sexto andar e se matou.

*pensamentos demais, n sei o q dizer*

só me pergunto como podem existir essas loucuras humanas...
Deus explica isso? seria tudo isso só mais um castigo?
talvez seja tudo que fuja do controle de Deus. Deus não existe pros doentes mentais. nem pros gênios. nem pra mim. quem castiga somos nós mesmos.

acho que no caso de Glenn Gould eu n me importaria de ter a tal síndrome mental.